PALHAÇO TITETÊ - DEPOIMENTOS, OPINIÕES...

QUANDO A FILOSOFIA E A PALHAÇADA SE ENCONTRAM

por Sérgio Carvalho (Jornalista, cineasta, Boa Vista-AC - 2014)

 "Enquanto o filósofo se ocupa com as grandes questões da humanidade, o palhaço cuida das coisas mais insignificantes." 

Paletó preto – cheio de surpresas, desajeitado, minúscula cartola de lantejoulas cintilantes na cabeça. Voz estridente e gargalhada, ora cínica, debochada; ora ingênua. Maleta marrom, de outros tempos, surrada, como todo o resto do conjunto. Balões coloridos e luva que estica.
Respeitável leitor, com vocês: 

Palhaço Titetê.

FRED SELVA

Convidado para acompanhar o Festcineamazônia Itinerante em sua jornada pelo Vale do Guaporé, de Guajará Mirim até Pimenteiras - passando por diversas comunidades, tanto brasileiras quanto bolivianas - o mineiro Cícero Silva, por 15 noites, alegrou o mais variado público: ribeirinhos, indígenas, quilombolas, israelitas e militares, com o seu espetáculo “Titetê em ConSerto”, criado, especialmente, para ocasião.

Conserto com “S”, enfatiza Cícero. No sentido de consertar algo que está com defeito. O espetáculo teve trilha sonora original, criada, pelo também mineiro, Fred Selva, com intensa pesquisa nos ritmos amazônicos.

No longo caminho entre a vila boliviana de Remanso, onde ocorreu a última apresentação do Festcineamazônia Itinerante, e a cidade rondoniense de Pimenteiras, 24 horas de batelão, convidei Cícero Silva para me contar um pouco de sua história, visão de mundo, onde filosofia e palhaçada se confundem, se distanciam e se encontram.


VALÉRIA ARAÚJO

Nascido na pequena cidade do interior de Minas Gerais, Nova Era - nome sugestivo para a cidade natal de um palhaço. Porém, criado no vale do aço mineiro, Ipatinga, no final da ditadura militar. Definiu o lugar em que cresceu como repressor, de pouca privacidade, onde a siderurgia, responsável pela exploração e beneficiamento de metais, ditava o futuro da maioria dos jovens dali: tornarem-se funcionários da Usina.

CACIQUE ARAPOWÃNÃ XUCURI KARIRI

Rompendo com o provável destino que o esperava se continuasse por ali, no começo dos anos oitenta, muda-se para Belo Horizonte, onde começa a estudar pedagogia e um curso técnico de teatro pela UFMG. Logo, passa para faculdade de filosofia.

Nos anos 90, encontra-se com o teatro de rua. Até então, atuava, principalmente, como diretor e dramaturgo. Foram anos de intensas viagens por festivais. Porém, em 1996, ao assistir um número de um palhaço que o inspirou, o Vira Lata, começa a se dedicar as artes circenses.

Somente 10 anos depois que se entrega ao estudo dos clowns, da arte da palhaçada. Teve grandes mestres, entre eles, a canadense Sue Morrison, com a qual teve a oportunidade de conhecer a tradição dos índios norte-americanos e seus palhaços primitivos.


ROSALVA SILVA CAMPOS

“Foi um encontro íntimo comigo mesmo, profundo. Ali, linhas invisíveis foram traçadas, por meio de técnicas que envolviam máscaras, mergulho em mim mesmo.” – contou Cícero. Palhaços, psicologias e filosofias tinham muito mais em comum, que, a princípio, imaginou.

Continuou suas pesquisas sobre as artes do palhaço e, em 2007, teve a oportunidade de integrar o conceituado grupo paulista dos Doutores da Alegria, que visitam hospitais e apresentam números lúdicos para os doentes, trazendo conforto e potencializando a cura. Agora, o universo da palhaçada encontrava-se com a medicina. Nos “Doutores da Alegria” ficou por cinco anos, atuando nos hospitais e, também, como formador de novos integrantes e ministrando palestras sobre o grupo.


ÁLVARO LAGES

“Minha experiência como palhaço tem um vínculo direto com a minha formação: a filosofia. Quando estudava, sempre me interessei pela Estética e pela Ética. Estética e Ética, tudo a ver com o clown. A permissão, a escuta diferenciada. Sobretudo, a valorização do encontro, como fala Spinoza: os encontros felizes são os verdadeiros encontros.” Uma breve pausa: “Não, não acredito na alegria e na felicidade plena. Nem na alegria banalizada da televisão, que tira o grotesco, o estranhamento do palhaço. Pois, o palhaço também traz a tragédia, o conflito, o sombrio. A superação da dor pelo riso. Sob as botas do poeta até a tragédia é bela.”


Agora, a palhaçada encontra-se com a poesia.


CRISTIANO PENA - ASSOCIAÇÃO PANO DE RODA
PONTO DE CULTURA ARTESANIA NÔMADE

Quando a mãe morreu, em 2006, estava em uma península no Sul da Bahia. Longe de Minas Gerais e sem ter como voltar. Naquela noite, mesmo com o luto eclipsando a alma, contou que fez um dos espetáculos mais lindos de sua carreira, dedicado a mãe. Sem dúvida, sob as botas do poeta até a tragédia é bela.

Titetê – o palhaço escovado.

Seu primeiro palhaço precisou ser escovado. Palha de aço, brincou com a palavra, ou seja, o metal grosseiro, que o remete a sua juventude na cidade dos metais, teve de ser limpo, reluzido, polido. Baba, como batizou seu bufão inicial, palavra Iorubá, que significa pai, era o tipo que tirava onda e debocha com a cara do público.


MELISSA MUNDIM

Com o seu amadurecimento profissional, Cícero percebeu que ele próprio tinha de ser o ridículo. Aquele que ri de si mesmo, que exagera e expõe suas feridas na forma de piada. Ele precisava ser o seu próprio deboche, assim, seria o escárnio do mundo. Sua redenção. O filósofo palhaço teoriza: “O riso é uma poética, estabelece sentidos e sentido só se constrói se existe identidade. Rir da gente mesmo, na singularidade, atingimos o coletivo. O grande barato do palhaço é ser amado. Ele ama tanto que transborda”.

Assim nasce Titetê, apelido carinhoso pelo qual os sobrinhos o chamava.


JAIRO GUIMARÃES

Sobre sua experiência no Festcineamazônia Itinerante, conclui o palhaço transbordante: “Experiência única. Muito inspirador. Nesta viagem, tive com o comprometimento ético de só entregar o melhor de mim. Talvez, poucos ali já tinham visto palhaços, olha a responsabilidade! Em cada apresentação, entreguei o que eu mais acredito, minha potência máxima. Termino muito vitalizado.”

Quase no fim da conversa, palhaço e filósofo unem-se em harmonia: “Fellini disse que o último estágio da arte circense é o de palhaço. Sim, um verdadeiro palhaço precisa mergulhar em si mesmo. Somos uma expressão da arte. Arquétipo primordial. Em meu palhaço, pergunto: Quais as minhas inquietações? Motivações? O que eu, realmente, quero dizer? Assim, como a tripulação deste batelão, não somos nós, também, navegantes de nossas emoções? Os palhaços, além do riso, precisam causar espanto. Rir, chorar e aterrorizar. Sim, aterrorizar. Onde está a grande gargalhada que deforma e aterroriza? Alcançar o coração dos homens, não somente pela piada, mas pela graça. Pois, a Graça é divina.”

Sim, a graça é divina.


THIAGO ARAÚJO - PALHAÇO PINDAÍBA

WAGNER SILVA LIMÃO

ALÊ ZANANDREIS

 SÍLVIA COUTO LESSA E SAULO FERGO

CLAU SILVA

VINÍCIO QUEIROZ

CLÁUDIA ANTUNES

RODOLFO GOULART

RODRIGO LAPA DANI

LUCIANA ROCHA - JORNALISTA

ROGÉRIA LEPESQUER - PURURUCA


GABRIEL CASTRO CAVALCANTE

MARIELE CRISTINA CONCEIÇÃO

GUILHERME LEOPOLDINO

ROSÂNGELA RIBEIRO

ZILDO FLORES

ROSANA FERREIRA - CIA FAMINTA
GARAGENS PERIFÉRICAS COMEÇOU EM 2013
COM O EDITAL CENA MÚSICA (DESCENTRA CULTURA)

JUCA FIGUEIREDO - CIA BORANDÁ

CRISTIANO LAGE


Maria Auxiliadora Vasconcelos Furtado

EDUARDO SATLER CETLIN

WAGNER SILVA LIMÃO

PROFª LUÍZA - MELO FRANCO (BRUMADINHO)

Neli Aquino






















 

PALHAÇARIA EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS E TRADICIONAIS

No dia 12 de outubro de 2023, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, estivemos, nas Aldeias Xukuru Kariri e Kamakã Mongoió pra alegr...