Meu trabalho com a Educação remonta os anos 90, tendo sido alavancado a partir dos anos de 1996, 1997, 1998, época em que o FAT - Fundo de Amparo do Trabalho, durante o governo do Eduardo Azeredo, criou-se o Programa Oficinas da Cultura. Nesse período, eu organizei duas oficinas - Estratégias de Implantação da Arte na Escola, oficina amparada pelo ICMG, Instituto Católico de Minas Gerais (Coronel Fabriciano-MG), quando tive a oportunidade de oferecê-la em várias cidades do interior do estado; Oficina de Pintura em Tecidos, abraçada pela COMUNA S.A., Comunidade Santo Antônio, na capital mineira, quando tive oportunidade de oferecê-la em vários municípios do estado, principalmente em São Lourenço, onde tive quatro turmas, em Belo Horizonte, essa oficina foi oferecida na ASMARE, Associação de Materiais Recicláveis.
De lá para cá minha relação profissional com a educação foi de levar oficinas para professores e apresentações de palhaçaria, do Ateliê Titetê e em parceria com o então, Teatro Terceira Margem, parceiro até hoje, que se desdobrou no Ponto de Cultura Artesania Nômade e Associação Pano de Roda. Entre 2012 e 2016, a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolveu um programa grande de difusão da Arte nas Escolas, com recursos advindo do PAC, período em que foi intenso o meu trabalho junto à Educação, tanto com alunos quanto com professores.
Em 2023 realizamos a apresentação do espetáculo "1, 2, 3... Tente Outra Vez!" para cerca 100 alunos de escolas públicas em Pompéu-MG, em parceria com o Ponto de Cultura Artesania Nômade e no dia 04 de outubro realizamos duas apresentações do mesmo espetáculo para mais de 500 alunos da rede pública e privada de ensino em São João Delrei, dentro da programação do 5º FESTIN BRASIL, promovido pela Produtora Inovitá Brasil.
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTA:
01 DE MARÇO A 28 DE JUNHO DE 2016
(TODA TERÇA-FEIRA).
HORÁRIO: 19h30m às 21h30m
LOCAL: CENTRO CULTURAL SALGADO FILHO, REGIONAL OESTE. RUA NOVA PONTE, Nº 22. BAIRRO SALGADO FILHO.
PÚBLICO ALVO: PALHAÇOS, COMEDIANTES, ESTUDANTES DE ARTES CÊNICAS, BAILARINOS, CIRCENSES E PESSOAS DA COMUNIDADE EM GERAL.
PRÉ-REQUISITO:
SER MAIOR DE 18 ANOS
(MENORES DE IDADE, COM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS E OS CASOS SERÃO ESTUDADOS INDIVIDUALMENTE).
DESCRIÇÃO:
AS INSCRIÇÕES TAMBÉM PODEM SER FEITAS NO CENTRO CULTURAL SALGADO FILHO. RUA NOVA PONTE, Nº 22. BAIRRO SALGADO FILHO. FONE: 3277-9625.
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA.