AMBULANTES DA GRAÇA - PALHAÇARIA E SAÚDE


Minha experiência de integração da Arte com a Saúde teve início em Belo Horizonte no ano de 2007quando integrei o elenco da ONG paulista Doutores da Alegria, que permaneceu na capital mineira até 2012. Atuei com Artista-Formador dessa organização visitando hospitais públicos em BH (Hospital das Clínicas, Santa Casa de Misericórdia e Hospital da Baleia).
 
Em 2014, realizei um piloto do projeto A BOBOLÂNCIA VAI RODAR (registro no final desta página), no Centro de Saúde Vista Alegre na Regional Noroeste da capital mineira. 
Em 2022/23 junto ao Instituto Hahahá sigo visitando hospitais públicos, ILPIs e Casas de Passagem na Capital mineira e no interior do estado. 
Em 2023 ainda alçamos voos mais altos abrindo espaços em outras cidades do interior de Minas (Ituiutaba, Araxá e Lavras).

INSTITUTO HAHAHA & ATELIÊ TITETÊ




HOSPITAL NOSSA SENHORA DA ABADIA - ITUIUTABA

A BOBOLÂNCIA VAI RODAR



Missão:
Levar a arte do Palhaço, do Circo e do Teatro a espaços e equipamentos públicos de Saúde e Assistência Social, sem custos para essas, através de atividades artísticas que promovam o riso e a alegria no encontro com os profissionais que trabalham nesses espaços, seus usuários e acompanhantes. Tais atividades artísticas devem prezar pelo esmero técnico, estético, ético e criatividade, além de articular as dimensões: social, antropológica, econômica e cidadã, entendendo a cultura como direito e fator de desenvolvimento e capacitação humana.
Objetivo:
Transformar a espera passiva dos usuários de equipamentos públicos da saúde em espera ativa, interagindo de maneira lúdica e criativa com artista capacitados para esta abordagem.


Demos início às atividades do projeto "Ambulantes da Graça", aqui em BH, hoje, dia 30/05/2016, com uma intervenção de palhaços no Centro de Saúde Vista Alegre, no Bairro Nova Cintra.

Claudineia Alves, Lúcia Helena Vieira, Cícero Silva, Cláudia Antunes, Rodrigo Lapa, Franklin Couto, Thiago Amador, Maria Auxiliadora Dôte.


"A trupe chegou ao Posto de Saúde Vista Alegre levando muita energia e logo impactou o lugar.

SEGUNDA VISITA - CENTRO DE SAÚDE VISTA ALEGRE - NOVA CINTRA
27 DE JUNHO DE 2016


Dentro do Posto de Saúde, na área externa, várias pessoas aguardavam o atendimento impaciente com o incômodo da angústia e foram abordados pela alegria, pelo novo, pela esperança, com olhar atento a cada movimento os palhaços encantava a todos.

Na parte interna os artistas com sua magia encantadora transformou o que era tristeza e dor em felicidade. A aura do lugar se transformou, se renovou. Momentos de trocas entre palhaços e público, ambos fornecendo o que possuia de melhor, o amor." 
FRANKLIN COUTO (Assistente de Produção)


"Como é importante,  a gente chega qui triste, com dor e eles (palhaços) mudam tudo."
Usuário do Centro de Saúde.







"Ainda tem gente que faz os outros felizes."  Usuário do Centro de Saúde.





"Nossa, isso é muito bom." Usuário do Centro de Saúde.














REALIZAÇÃO





Informações: +55 31 994854880 - 35043032
E-mail: atelietitete@gmail.com - cicerohsilva@yahoo.com.br
Cícero Silva



DOUTORES DA ALEGRIA








PALHAÇARIA EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS E TRADICIONAIS

No dia 12 de outubro de 2023, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, estivemos, nas Aldeias Xukuru Kariri e Kamakã Mongoió pra alegr...