Cada garagem que se abre para o acontecimento, transforma-se em um novo espaço cultural na cidade.
Com uma primeira iniciativa surgida ao acaso, o Ateliê Titetê promove descentralização da cultura via apresentações teatrais em garagens afora!
A ideia surgiu na surpresa. Em uma apresentação, em parceria com a Cia Faminta de Teatro, em uma festa beneficente, todos prontos, a tempo e à hora, não havia local para a peça. Artistas sem palco, conseguiram a cumplicidade de uma senhora vizinha para se apresentarem na garagem de sua residência, tendo seu banheiro como camarim.
Alguns meses depois, abriu-se edital na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o novo Descentra Cultura. Daí, caldo quente, farinha nele! Deram nome ao recente improviso de sucesso, fundamentaram e formataram. Ele obteve a maior pontuação dada pela COMIC, Comissão Municipal de Cultura de Belo Horizonte e assim nasceu o “Garagens Periféricas” do Ateliê Titetê, em 2014.
A recepção da vizinhança foi surpreendente. Os vizinhos, além de comparecer para assistir às peças, oferecem bebidas e pratos, estabelecendo vínculos de carinho e compartilhamento. Outro aspecto relevante, são as ligações telefônicas de pessoas oferecendo as garagens de suas residências para futuras apresentações. O morador oferece a garagem, que é utilizada como espaço cênico e dependendo de seu tamanho, comportando apresentação e público, em um mesmo patamar.
E aí, neste vínculo que se estabelece, os moradores são considerados não apenas plateia, mas, promotores da cultura no entorno de suas residências. Além de ceder espaço, energia elétrica, água e um lanche para os artistas, eles divulgam as apresentações, que são planejadas com a devida antecedência.
Falando de futuro, vêm tentando encaixar o projeto em editais. Em dezembro de 2016, o projeto conquistou o Prêmio Awesome, sendo considerado pela Awesome Foundation, o projeto mais incrível de Minas Gerais, dentre os concorrentes.
Em 2017, seguindo seu caráter de descentralização, pretendem levá-lo a periferias de cidades do interior de Minas Gerais e outros estados brasileiros, para isso, estão na busca de parceiros que possam patrocinar.
“E se você que lê essa matéria, quiser nos ajudar, entra em contato conosco. Para oferecer a garagem de sua residência ou nos ajudar financeiramente.
O retorno maior que esperamos é a participação efetiva do público comparecendo para assistir às apresentações, o que vem acontecendo. Esperamos ainda, encontrar apoiadores (empresas e entidades públicas e privadas) que nos ajudem a manter o projeto por muitos e muitos anos.
Como artistas, levamos desta ‘jornada’, a certeza de que “todo artista tem de ir aonde o povo está”, como realizadores e produtores culturais, o aprendizado de que a formação de público no Brasil, deve sempre considerar outras lógicas de produção que contemple e garanta o acesso das populações menos favorecidas economicamente, levando arte de qualidade, porque todas as pessoas tem direito à fruição e ao prazer proporcionado pela arte.
EDIÇÃO 2020/2022
DIA 25 DE MARÇO DE 2023 INICIAMOS MAIS UMA JORNADA PALHAÇAL FENOMENAL SENSACIONAL, EM BELO HORIZONTE, NA RUA D.LOURENÇO DE ALMEIDA, 516, NOVA CACHOEIRINHA. NO PERÍODO ENTRE 13:00 E 18:30 HORAS OCUPAMOS A GARAGEM DAQUELA RESIDÊNCIA. AGRADECEMOS AOS MORADORES O APOIO NA DIVULGAÇÃO E CESSÃO DAQUELE ESPAÇO TRANSFORMADO EM CIRCO E PICADEIRO.
PARTICIPARAM DA AÇÃO CLÁUDIA ANTUNES, CÍCERO SILVA, DOTE VASCONCELOS, RODRIGO LAPA, RODOLFO GOULART, VALÉRIA ARAÚJO, GABRIEL CASTRO CAVALCANTI, ROSANA FERREIRA, SAULO FERGO, SÍLVIA COUTO LESSA E O RESPEITÁVEL PÚBLICO. A FOTOGRAFIA E VÍDEOS SOB O OLHAR DE CLAU SILVA. A MÚSICA (TEMA CENTRAL): LUCIANA ALVAREZ, FRED SELVA E SAULO FERGO.
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE UM PÚBLICA EM TORNO DE 70 PESSOAS NA PLATEIA. O ALCANCE DA AÇÃO ULTRAPASSOU 500 PESSOAS SOMANDO CURTIDAS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS E DOS ARTISTAS PARTICIPANTES E DO CORTEJO REALIZADO ANTES DA APRESENTAÇÃO NAQUELE DIA.
NO DOMINGO, 02 DE ABRIL DE 2023, ESTAREMOS NO BAIRRO BOA VISTA, RUA ERNESTO AUSTIN, 572. CORTEJO PREVISTO PARA ÀS 10:00 HORAS E APRESENTAÇÃO ÀS 11:00 HORAS.
02 DE ABRIL DE 2023 ACONTECEU MAIS UMA APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO "AI, AI, AI, QUE FRIAGEM, PALHAÇADA NA GARAGEM", EM BELO HORIZONTE, NA RUA ERNESTO AUSTIN, 572, BOA VISTA. NO PERÍODO ENTRE 08:00 E 13:30 HORAS OCUPAMOS A GARAGEM DAQUELA RESIDÊNCIA. AGRADECEMOS AOS MORADORES O APOIO NA DIVULGAÇÃO E CESSÃO DAQUELE ESPAÇO TRANSFORMADO EM CIRCO E PICADEIRO. APESAR DO CALOR CAUSTICANTE O PÚBLICO MARCOU PRESENÇA, MUITOS AMIGOS E FAMILIARES RINDO CONOSCO.
PARTICIPARAM DA AÇÃO CLÁUDIA ANTUNES, CÍCERO SILVA, DOTE VASCONCELOS, RODRIGO LAPA, RODOLFO GOULART, VALÉRIA ARAÚJO, GABRIEL CASTRO CAVALCANTI, ZILDO FLORES, ROSÂNGELA FLORES, SAULO FERGO, SÍLVIA COUTO LESSA, HERMES MACEDO SANTOS E O RESPEITÁVEL PÚBLICO. A FOTOGRAFIA E VÍDEOS SOB O OLHAR DE CLAU SILVA. A MÚSICA (TEMA CENTRAL): LUCIANA ALVAREZ, FRED SELVA E SAULO FERGO. TRILHA SONORA AO VIVO POR GRUPO TREMELENGUE.
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE UM PÚBLICO DE 80 PESSOAS NA PLATEIA. O ALCANCE DA AÇÃO ULTRAPASSOU 1.000 PESSOAS SOMANDO CURTIDAS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS E DOS ARTISTAS PARTICIPANTES E DO CORTEJO REALIZADO ANTES DA APRESENTAÇÃO NAQUELE DIA.
NA SEXTA-FEIRA, 07 DE ABRIL DE 2023, ESTAREMOS NO BAIRRO CAIÇARAS, RUA FREI ORLANDO, 148. CORTEJO COM INÍCIO PREVISTO PARA ÀS 18:00 HORAS E APRESENTAÇÃO ÀS 19:00 HORAS.
A Edição 2015 desse projeto viabilizou apresentações de espetáculos de Artes Cênicas em garagens residenciais fora do centro de Belo Horizonte. Após sua estreia em 25 de julho, temos recebido ligações de pessoas de várias regiões da cidade oferecendo as garagens de suas residências para novas apresentações, o que muito nos alegre pois, confirma a adesão da população local e a vontade de tantos em se tornar promotores da arte e da cultura no entorno de suas residências.Foram 04 apresentações com acesso gratuito em diferentes locais. 03 apresentações na Regional Oeste (Salgado Filho, Nova Cintra e Jardim América) e 01 apresentação na Regional Nordeste (São Cristóvão). A cada apresentação precedeu um cortejo de divulgação por ruas do bairro com artistas convidados e dos grupos participantes. Momento de um contato mais próxima com os moradores pouco habituados com personagens perambulando seu território.Estiveram conosco a Cia Faminta de Teatro, Associação Pano de Roda (Terceira Margem), Circo Aloma, Cia Borandá de Palhaços. Alcançamos um público em torno de 5.000 participantes, direta e indiretamente. Participaram mais de 20 artistas. Contamos ainda com a adesão de novos apoiadores no decorrer da execução do projeto: Grupo Trampulim, Casa do Beco, Serralheria Horizontes, Vereador Vilmo Gomes, Centro Cultural Salgado Filho, Centro Cultural e Esportivo Betânia.
Nossos sinceros agradecimentos a todos que, de alguma maneira, acreditaram nessa proposta e a certeza de que seguiremos levando arte e alegria para pessoas que se encontram em lugares onde não há casas de espetáculos.
Sabemos que cada garagem que se abre para receber o circo e o teatro, torna-se um espaço para o acontecimento teatral. Basta que consigamos motivar e incentivar novas iniciativas de grupos e artistas locais a darem continuidade.
Certos de nosso sucesso, buscamos parceiros para levar essa proposta para outras cidades e estados.
Se você acredita e ficou interessado em saber mais, faça contato conosco, será um prazer esclarecer dúvidas e estabelecer parcerias:
Clau Silva BH
ABERTURA
DIA 09/08/2015 - AS 11:00 HORAS
BAIRRO JARDIM AMÉRICA
CORTEJO DIVULGAÇÃO